Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Cantata

 

Projeto Simplesmente Música                                                               

Setembro, 2023

                                                                                                      

CANTATA

 

Prof. Ailton Rozendo

ailtonrozendo@gmail.com

 

 

 

 

A cantata é uma forma de música do período barroco conhecida como música de câmara vocal e, também, uma forma de composição vocal para uma ou mais vozes, podendo ser em coro, com ou sem acompanhamento instrumental. A cantata surgiu na Itália do século XVI e dominou a Europa.

A cantata teve origem nos madrigais medievais e perdeu força logo após os períodos Classicismo e Romantismo. Os grandiosos artistas do período Barroco que se destacaram com essa forma de música (cantata) foram: Scarlatti, Vivaldi, Haendel e Johann Sebastian Bach. Todavia, no século XX, alguns compositores incluíram essa forma de música em suas obras. Por exemplo, a cantata “Carmina Burana”, do compositor Carl Orff.

A cantata tem origem no italiano “cantare”, surgiu pela primeira vez com o compositor italiano Alessandro Grandi (cantatas e árias para voz solo; publicado entre 1620 e 1629). Anterior a esse período surgiram percursores da cantata emárias estróficas, onde as melodias das estrofes variavam entre os baixos e os textos (letra) deviam conter fato dramático, de forma lírica, descrevendo uma situação psicológica.

Na Igreja Protestante (Igreja Luterana), o ministro Erdmann Neumeister, entre outros, promoveram a absorção da música secular no serviço religioso provendo aos compositores protestantes alemães ciclos de textos para cantatas sagradas baseadas na forma de ária operística. A música sacra era baseada na música do século XII, com textos bíblicos. Todavia, com a execução da forma secularizada de Erdmann Neumeister a música sacra variou para o estilo operístico italiano.

Na Igreja Protestante, no século XVIII, Johann Sebastian Bach acrescentou a cantata coral: no início da primeira estrofe do hino acrescentou uma fantasia coral e finalizava com a harmonização da última estrofe, onde os membros da congregação participavam juntos. As estrofes intermediárias eram parafraseadas nos textos de recitativos e árias para um ou mais solistas vocais e os movimentos eram misturados com a liturgia. As cantatas seculares também eram comuns nesse período.

    As cantatas em sua maioria tem contexto religioso e descrevem episódios bíblicos, são composições vocais para uma ou mais vozes ou coro que cantam com acompanhamento instrumental ou não.

Como preparar uma cantata:

·         estudar música;

·         escolher tema;

·         elaborar texto;

·         escolher repertório;

·         selecionar as vozes e músicos;

·         compartilhar as canções;

·         dividir as tarefas;

·         ensaiar.

Cantata

  Projeto Simplesmente Música                                                                 Setembro, 2023                            ...